Português | English
Home arrow Novidades

Novidades
PDF Imprimir

Portugal e Espanha acolhem a sede da nova infraestrutura pan-europeia de investigação de recursos microbianos: MIRRI (Microbial Resource Research Infrastructure)

 

Em 26 de abril de 2018, durante uma reunião em Bruxelas, a Assembleia de Estados Membros do MIRRI (www.mirri.org) aceitou a proposta ibérica de sedear a Unidade Central de Coordenação (UCC) em Portugal e Espanha. A aprovação pelos sete países prospetivos (Bélgica, França, Grécia, Letónia, Polónia, Portugal e Espanha), que assinaram anteriormente o Memorando de Entendimento do MIRRI, foi confirmada a 9 de maio.

 

O MIRRI será estabelecido como uma entidade legal sem fins lucrativos seguindo um modelo distribuído com uma UCC como sede operacional e os nós nacionais reunindo os parceiros e partes interessadas em cada país membro. O MIRRI facilitará o acesso a uma ampla gama de recursos biológicos e dados a eles associados de alta qualidade, dentro de um quadro legal compatível. Ao oferecer acesso a competências e ao fornecer uma plataforma colaborativa, o MIRRI apoiará a investigação e o desenvolvimento no campo da biotecnologia e gerará soluções para os grandes desafios da sociedade, estimulando a interação entre a academia e a bioindústria.

 A UCC do MIRRI consistirá em dois pólos:

- Sede estatutária localizada em Portugal (Universidade do Minho, Braga)

- Centro Colaborativo de Ambiente de Trabalho operado a partir de Espanha (Universidade de Valência, Paterna) e apoiado pela LifeWatch-Espanha, uma e-infraestrutura intimamente relacionada com a atividade do MIRRI.

       

A proposta aceita foi elaborada pelo Dr. Nelson Lima, Professor e Diretor da Micoteca da Universidade do Minho (MUM) do Centro de Engenharia Biológica, e pela Dra. Rosa Aznar, Professora e Diretora da Coleção Espanhola de Cultivos Tipo (CECT) da Universidade de Valência. Além disso, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a Secretaria de Estado da Investigação e Inovação do Ministério da Economia, Indústria e Competitividade (MINECO) apoiam a proposta.

 

Após a fase preparatória (2012-2016), financiada pelo Sétimo Programa-Quadro da União Europeia ao abrigo do contrato no. 312251, o MIRRI entra agora sua fase de construção. A submissão do 1º dossier para a formalização do Consórcio MIRRI-European Research Infrastructure Consortium (ERIC) está agendada para setembro de 2018, tendo em vista a criação do MIRRI como entidade legal a ser reconhecida pela Comissão Europeia até ao final de 2019.

 

Call for a Post-Doctoral Grant Position [closed]

MIRRI – the Microbial Resource Research Infrastructure is a new FP7 3 years project (preparatory phase) established as part of the European Strategy Forum for Research Infrastructures (ESFRI) road map. This connects European microbial resource collections (MRC) with stakeholders (users, policy makers, funders and microbial researchers) by storing important microbial material and improving access to enhanced quality microbial resources. An appropriate legal framework is employed, thus underpinning and driving life sciences research (www.mirri.org).

 

Europe hosts approximately 60 service microbial collections in 26 European countries organised by an umbrella organisation, the European Culture Collections' Organisation (ECCO) which provides access to more than 350,000 microbial strains. The MIRRI project which will commence 1st November 2012 and comprises 16 partners from 11 countries will work very closed with other European microbial collections. The fungal culture collection, Micoteca da Universidade do Minho, Portugal (MUM, www.micoteca.deb.uminho.pt), is one of the partners and a workpackage leader on “Capacity building, education and training”. This has 3 major aims: 1) Design innovative learning programmes and tools; 2) Coordinate training programmes and access to the research infrastructures; and 3) Develop capacity building.

 

We are seeking a highly-motivated post-doctoral researcher to establish a robust educational programme for the European MRC. The scientist will work closely with MUM and design new programmes for capacity building, education and training for MRC. In addition, close contact with other European organisations, culture collections and higher educational institutions will be maintained. For more details click here.

 

MIRRI

A Micoteca da Universidade do Minho, entre 2012 e 2016) foi parceira do projeto Europeu FP7 Infaestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI) sendo um projeto a 3 anos (fase preparatória) organizado como parte do plano do Fórum Estratégico Europeu para as Infraestruturas de Investigação (ESFRI). Este projeto junta as coleções de recursos microbianos europeias com as suas partes interessadas (utilizadores, políticos, financiadores e investigadores microbiológicos) para fornecerem material microbiano e melhor o acesso a recursos microbianos com qualidade. Um enquadramento legal apropriado será utilizado para fortalecer e fomentar a investigação das ciências da vida.

 

Bancos de DNA Microbiano

A Rede Europeia de Bancos de DNA Microbiano é um portal da responsabilidade do EMbaRC - Consórcio Europeu de Centros de Recursos Microbianos.

 

EMbaRC 

A Micoteca da Universidade do Minho é parceira do projeto Europeu FP7 EMbaRC - Consórcio Europeu de Centros de Recursos Microbianos .

 

 

A ONE-STOP ACCESS  

O Consórcio Europeu de Centros de Recursos Microbianos - EMbaRC é um projeto Europeu financiado pelo programa-quadro FP7 sobre as infrestruturas de investigação. Tem como objetivos melhorar, coordenar e validar os centros de recursos microbianos que distribuem microrganismos para os investigadores do setor público e privado da Europa e internacionalmente.  A colaboração com a WDCM fornece “A one-stop access” às coleções do Consórcio EMbaRC um catálogo de dados sobre as suas estirpes de forma a permitir um melhor acesso a microrganismos autênticos e com informação associada validada destas coleções Europeias.

 

 
© 2018 Micoteca da Universidade do Minho. Todos os direitos reservados