Métodos de rotina para a identificação de fungos são geralmente baseados nas características morfológicas o que podem levar a identificações pouco corretas. O desenvolvimento de técnicas como PCR, espectrometria de massa e FTIR têm contribuído para melhorar o diagnóstico de estirpes clínicas.
Colaboradores de laboratórios clínicos, profissionais de saúde, licenciados e pós-graduados com formação nas ciências da saúde, ciências farmacêuticas e biológicas que se queiram atualizar ou adquirir conhecimentos científicos em Micologia Médica são desafiados a participar neste curso avançado.
O curso será fornecido em 4 dias consecutivos sendo a primeira tarde dedicada a uma simpósio com a participação de especialistas em Micologia Médica. Aos Participantes será fornecido uma introdução e uma avaliação crítica sobre o diagnóstico laboratorial baseado nos métodos morfológicos, do PCR e na espectrometria de massa. Aulas teóricas, demonstrativas e workshops no laboratório estão desenhadas especificamente para aumentar o conhecimento e a experiência daqueles que trabalham com micologia relacionada com a saúde.
Lima, N. Integração de métodos, incluindo a espectrometria de massa, para a identificação/autenticação de Aspergillus preservados em coleções de culturas.
Seminário apresentado no Cereal Research Centre, Agriculture and Agri-Food Canada, Winnipeg (Canadá), 10 de Outubro, 2012
Ottoni, C.A., Lima, L., Santos, C. & Lima, N. Textile Dyes Biodegradation: Fungal Mechanisms.